segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Primeiras considerações sobre a trilha ecopoética

Uma das atividades que serão desenvolvidas na EXPOREAL 2010, programada para acontecer em Realeza de 12 a 15 de novembro, é a “Trilha Ecopoética”, organizada pela Profa. Caroline Voltolini. O objetivo da trilha é provocar nos visitantes questionamentos em relação à problemática ambiental através de elementos artísticos dispostos em uma trilha construída em terreno com vegetação.
Para começar a impulsionar a reflexão sobre a importância do estabelecimento de uma relação harmônica entre o ser humano e a natureza, apresentamos o vídeo intitulado “A história das coisas”. Para ver, pensar e... romper?!

Luciana Vinhas


10 comentários:

  1. E as mesmas empresas que produzem o produto vendem sua marca com ecologicamente correta E socialmente justa, aonde está o ecologicamente correto em uma produção de lixo em grande escala e com data de validade pré-estabelecida,e o socialmente justa, na qual o trabalha dos operários não é valorizado, trabalham horas consecutivas por um salário miserável, que um dos produtos fabricados paga o mês...

    ResponderExcluir
  2. Adorei o video, mas vejo essa questão como uma coisa muito complicada de se lidar, já que nós somos poeira frente as grandes corporações, que como o video diz, até mesmo o governo melemal faz coscas.. Você jamais consegueria fazer uma multinacional parar de fabricar seu produto pq a o mesmo traz sérios prejuisos para o meio, para os trabalhadores e enfim.. Então, não consigo ver uma solução para esse problema, mas realemte alguma coisa deveria ser feita, e rápido, pois somente falar q o mundo esté se esgotando e o nosso sistema está indo pro buraco, não adianta, pois disso todos sabem, presisamos de atitudes..

    ResponderExcluir
  3. Concordo, Marlon. O problema maior que enxergo é que a existência do sistema só se justifica nele mesmo. Se um setor da economia é desfeito, todo o sistema entra em colapso. Resumindo: parece que a manutenção do sistema existe para suprir as necessidades do próprio sistema, mas não as necessidades do ser humano. Afinal, para que precisamos comprar o calçado da moda a cada nova estação, senão para manter o sistema? Mas, ao mesmo tempo, se essa forma de produção de bens materiais não for desfeita, o planeta terá suas fontes de matéria-prima esgotadas, só restando o lixo. Já que precisamos de atitudes, qual seria uma sugestão de mudança?

    ResponderExcluir
  4. Em tempo:
    Além da UFFS, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Realeza e os professores da Escola Doze de Novembro estão fazendo parte da organização da trilha.

    ResponderExcluir
  5. Olha Professora, eu não consigo achar nenhuma atitude que realmente teria efeito frente a essa problemática toda, seria possivel é claro, politicas locais de concientização, porem, para que tenha algum efeito significativo teria que mecher com uma grande parcela da população, o que no meu ver é quase impossivel, quase todo dia vejo pessoas falando de meio ambiente e repassando emails dizendo que o planeta está se indo, porem, essas mesmo fazem nada para modificar a situação, pensam que repassar mensagens é alguma coisa, o que no meu ver muda quase nada, então, no meu ver seria quase impossivel conseguir modificar alguma coisa significativa nesse contexto.

    ResponderExcluir
  6. Contexto esse que sofre com as ideologias impostas pelo capitalismo. Sabe porque é tão díficil encontrarmos soluções?? Porque somos regidos por um Estado que procura deixar seus integrantes o tempo todo ocupados e sem "tempo" para pensar, unir-se para fazer práticas completas, dessa forma ELE nos tem sobre seu comando, não prejudicando SEU desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  7. Concordo, que estamos presos ao sistema. Mas então a solução seria implantar um novo sistema em substituição ao atual?

    ResponderExcluir
  8. Sim Jessica, concordo que o sistema nos mantem "ocupados" para não ver a realidade nua e crua. Já na questão da Flavia eu vejo como impossivel no contexto em que vivemos uma substituição do sistema, no meu ver as pessoas em geral, estão "acostumadas" ao luxo ou sei lá como descrever que o sistema proporciona, ao mesmo tempo que as grandes corporações que lucram e lucram cada ves mais não permitiram a saida do sistema capitalista. Analisando isso com o problema do meio ambiente, creio que esteja ai o problema, afinal, o principal do nosso sistema é o lucro, sem interesar os caminhos para chegar ao mesmo. Minha analise está muito pessimista, alguem tem alguma sugestão de solução para o problema? você consegue ver alguma forma de substituir o sistema atual Flavia? Pois concordo que possa ser essa uma solução, mesmo achando que seria impossivel de se fazer.

    ResponderExcluir
  9. "Me meti"
    talvez não haja uma substituição, mas uma adequação.
    Os meios de produção são imprescindíveis para nossa sobrevivência em decorrencia até mesmo pelas necessidades que criamos (ou melhor aceitamos) no processo de desenvolvimento,
    essa adequação seria conciliada pela real necessidade, não pelo consumismo frívolo que esta empregnado em nós...

    ResponderExcluir
  10. Pode ser uma adequação.Mas algo deve ser feito sim.Temos que pensar em algo que possa tocar as pessoas fazê las perceber a realidade e covencê las a ajudar a muda-la. Não tenho nenhuma sugestão por hora,mas estou no caminho...

    ResponderExcluir