Plano de aula 05
1. IDENTIFICAÇÃO:
INSTITUIÇÃO:
TURMA: 6a. série EF
PROFESSORA REGENTE:
ESTAGIÁRIA: ELIANGELA P. DE CARVALHO
DIA:
HORA:
2. TEMA:
- Água
3. CONTEÚDOS:
- Molécula de água
- Ligações
- Importância da água
- Água no corpo humano
4. OBJETIVOS:
4.1- OBJETIVO GERAL:
- Compreender como é formada a molécula de água, suas ligações e sua importância para os seres vivos.
4.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Passar aos alunos como é formada a molécula de água
- Entender suas ligações
- Conhecer as fases da água
- Estados físicos da água
- Perceber as diferenças entre misturas e soluções
- Discutir a importância para os seres vivos
- Pesquisar a quantidade de água no corpo humano
5. METODOLOGIA DE ENSINO:
- Iniciar a aula mostrando fotos sobre a água com a música de fundo Planeta água
- Diferenciar mistura e solução
- Incentivar os alunos a discutirem sobre o assunto
- Mostrar como a molécula de água se forma e suas ligações
- Explicar os estudos físicos da água, fazer experiências para mostrar mistura e solução
- Questionar os alunos sobre a quantidade de água no corpo humano
- Realizar pesquisa sobre o assunto e apresentar de forma criativa
- Fazer uma paródia sobre o tema
6. AVALIAÇÃO:
- A avaliação será feita com base na pesquisa e apresentação do tema. Estas atividades serão feitas em grupo.
7. BIBLIOGRAFIA:
- Química ensino médio. Química / vários autores. Curitiba: SEED - PR, 2006. - p.248. Capítulo 8. p.112-123.
- ATKINS, PETER W. O fascínio da água. In: BROCKMAN, J.; MATSON, K. (orgs.) As coisas são assim: pequeno repertório científico do mundo que nos cerca. São Paulo: Cia. das Letras, 1997, p.51-56.
8. ANEXOS:
- Experiência sobre misturas e soluções
Pegue 5 recipientes diferentes:
* No primeiro, coloque água e óleo;
* No segundo, óleo, areia e vinagre;
* No terceiro, areia e carvão;
* No quarto, água e álcool;
* No quinto, água e açúcar.
- Pedir aos alunos que identifiquem misturas homogêneas e heterogêneas, quais são soluções;
- Fazer uma lista de produtos utilizados no dia a dia de misturas homogêneas e heterogêneas.
- Música:
Planeta água
Sandy e Júnior
Composição: Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Águas dos igarapés, onde Iara "mãe d´água"
É misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas da inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Terra, planeta água
Nenhum comentário:
Postar um comentário