1. IDENTIFICAÇÃO:
INSTITUIÇÃO:
TURMA: 9o. ano EF
PROFESSORA REGENTE:
ESTAGIÁRIA: Eliangela P. de Carvalho
DIA:
HORÁRIO:
2. TEMA:
- Simetria na natureza
3. CONTEÚDOS:
- Simetria no mundo natural
- Invariância na transformação
- Simetria e Einstein
4. OBJETIVOS:
4.1 Objetivo geral
- Perceber a simetria na natureza, buscar explicações e o que aconteceria se fosse modificado.
4.1 Objetivos específicos
- Entender o que é simetria
- Questionar se a simetria ocorre só na matemática
- Perceber a simetria na natureza
- Compreender a invariância na transformação
- Pesquisar o que Einstein diz a respeito da simetria
- Buscar o que a ciência diz a respeito da simetria
- Despertar a curiosidade de por que somos simétricos e o que aconteceria se não fosse assim
- Fazer exercício de imaginação de como seria se a natureza não fosse simétrica
5. METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com a dinâmica do espelho
- Questionar os alunos se já repararam como são simétricos
- Perguntar que matéria estuda simetria
- Explicar que simetria também é ciência e está presente na natureza
- Pedir para que os alunos comentem o que é simétrico na natureza
- Mostrar algumas fotos para que percebam essa simetria
- Explicar a invariância na transformação, como ocorre e relacionar com o que Einstein diz a respeito
- Fazer um exercício de imaginação com os alunos de como seria se não fôssemos simétricos
- Discutir as dificuldades que encontraríamos e os problemas da falta de simetria imaginada
- Encaminhar uma atividade na qual os alunos farão montagens de recortes do simétrico e não simétrico
- Os alunos deverão montar um cartaz com os recortes mostrando as "vantagens" da simetria e como seria sem ela
6. AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da participação dos alunos em sala e da realização da atividade proposta.
7. BIBLIGRAFIA:
- STEWART, Ian. Simetria: o fio da realidade. In: BROCKMAN, J.; MATSON, K. (org.) As coisas são assim: pequeno repertório científico do mundo que nos cerca. São Paulo: Cia. das Letras, 1997, p. 263-269.
- NO ESPAÇO TEMPO. Disponível em <
http://noespaco-tempo.blogspot.com/2006/09/simetria-uma-caracterstica-que-pode-ser_30.html> Acesso em 08/12/2010.
8. ANEXOS:
Orientação para dinâmica:
Usar dois espelhos, um normal e um distorcido usado em truques de mágica. Pedir para que os alunos se admirem por alguns segundos. Em fila, todos devem passar pelos espelhos e prestar atenção nas reações dos alunos. Em seguida, perguntar se eles já repararam como são simétricos. Usar a dinâmica para introdução do tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário