1. IDENTIFICAÇÃO:
INSTITUIÇÃO:
TURMA: 1o. série Ensino Médio
PROFESSORA REGENTE:
ESTAGIÁRIA: Eliangela P. de Carvalho
DIA:
HORÁRIO:
2. TEMA:
Aspectos da evolução
3. CONTEÚDOS:
- Aspectos da evolução e origem da vida
- Adaptação/seleção natural
- Evolução e árvore genealógica dos humanos, espécies e linhagens
- Revoluções: copernicana, darwiniana e freudiana
4. OBJETIVOS:
4.1 OBJETIVO GERAL:
- Conhecer as teorias da evolução, como aconteceram e suas formulações
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer as teorias da evolução
- Relacionar evolução, adaptação e seleção natural
- Exemplificar evolução com árvore genealógica (raças, espécies e linhagens)
- Comparar as revoluções científicas: copernicana, darwiniana e freudiana
5. METODOLOGIA:
- Iniciar a aula com um video do youtube sobre teorias da evolução
- Comentar sobre o assunto
- Explicar as teorias relacionando e comparando evolução, adaptação e seleção natural
- Usar exemplos do texto "Três aspectos da Evolução" do livro "AS COISAS SÃO ASSIM"
- Encaminhar uma atividade de pesquisa para os alunos
- Esclarecer as dúvidas dos educandos
- Realizar atividade na qual os alunos farão a sua árvore genealógica com todos os dados que puderem coletar.
6. AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita durante a aula e através da atividade proposta.
7. BIBLIOGRAFIA:
- GOULD, Stephen Jay. Três aspectos da evolução. In: BROCKMAN, J; MATSON, K. (org.) As coisas são assim: pequeno repertório científico do mundo que nos cerca. São Paulo: Cia. das Letras, 1997, p.95-100.
- YOUTUBE. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=CCZN1YfbVQM>
- PORTAL SÃO FRANCISCO. Disponível em: <
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/teorias-da-evolucao.php>
- UOL EDUCAÇÃO. Disponível em: <
http://educacao.uol.com.br/atualidades/descoberta-australopithecus-sediba.jhtm>
8. ANEXOS:
- Atividades de pesquisa:
Os alunos serão divididos em grupos. cada grupo pesquisará uma teoria: darwiniana, de Lamark, teoria sintética, de Freud e copernicana. Após a pesquisa, os grupos farão a apresentação oral para a turma. A apresentação será em forma de debate. Cada grupo defenderá sua teoria e deverá ter um representante que estará vestido como o autor da teoria. Para isso, deverão pesquisar fotos dos autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário