1- Identificação
Instituição:
Turma: 6a. série
Professora regente:
Estagiária: Flavia Luane Rommel
Dia:
Horário:
2- Tema
Água
3- Conteúdos
- A importância da água para os seres vivos
- Ciclo da água
- Formato de sua molécula
- Propriedades físicas da água
4- Objetivos
4.1 Objetivo geral:
- Compreender a contribuição da água na manutenção da vida.
4.2 Objetivos específicos:
- Compreender a forma da molécula da água
- Perceber a importância do ciclo da água
- Observar as propriedades da água
5- Metodologia de Ensino
- Montar uma molécula juntamente com os alunos com bolinhas de isopor e varetas
- Perceber o formato da molécula e as pontes de H (imagem)
- Explicar o ciclo que a água faz no ambiente
- Passar o vídeo
- Comentar o vídeo
- Fazer a atividade proposta
6- Avaliação
Pedir para que os alunos façam grupos de três pessoas. Cada grupo fará uma imagem que possa representar os conteúdos estudados e apresentará aos colegas.
7- Bibliografia
ATKINS, Peter W. O fascínio da água. In: BROCKMAN, J.; MATSON, K. (org.). As coisas são assim: pequeno repertório do mundo que nos cerca. São Paulo: Cia. das Letras, 1997. p.51-56.
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=tK6JTpJNBK0 . Acesso em 19/09/10.
http://www.youtube.com/watch?v=yzLyJxXAyH4&feature=related . Acesso em 19/09/10.
Imagem.
http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/07/ponte-de-hidrogenio.jpg, Acesso em 20/09/10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário