domingo, 30 de janeiro de 2011

Plano de aula 12 - FERRAMENTAS DO PENSAMENTO

Plano de aula 12

1- Identificação
Instituição:
Turma: 7o. ano
Professora regente:
Estagiária: Gisele Trevisan
Dia:
Horário:

2- Tema:
- Ferramentas do pensamento

3- Conteúdos:
- Instrumentos de pesquisa
- Explicar sobre fenômenos oftalmológicos
- Explicar sobre a importância de fazer ciências

4- Objetivos:
4.1 Objetivo geral:
- Entender sobre as ferramentas de pensamento e sobre o ensino de ciências

4.2 Objetivos específicos:
- Explicar sobre os instrumentos de pesquisa
- Explicar sobre fenômenos oftalmológicos
- Trazer um médico especialista para explicar e tirar dúvidas sobre oftalmologia
- Fazer os testes com os alunos
- Explicar sobre a importância de fazer ciências
- Encaminhar atividade aos educandos, na qual eles deverão fazer uma síntese sobre os demais exames ou doenças dos seres humanos, argumentando sobre as dificuldades que os mesmos irão enfrentar e também os preconceitos da sociedade.

5- Metodologia de ensino:
Primeiramente, a estagiária fará a exposição do conteúdo sobre ferramentas do pensamento, após, ela fará uma breve explicação sobre os instrumentos de pesquisas. Feito isso, a estagiária fará uma introdução sobre exames de oftalmologia, com isso será convidado um médico especialista nesse assunto para dar uma palestra esclarecedora sobre o assunto. Em seguida será feito o teste com os alunos, assim eles saberão mais sobre o assunto, tirando dúvidas com o palestrante também. Seguindo a explicação do conteúdo, a estagiária explicará sobre a importância de fazer ciência. Por fim, será encaminhada atividade aos educandos, para a qual eles deverão fazer uma síntese sobre os demais exames ou doenças que atingem os seres humanos, argumentando sobre as dificuldades que eles enfrentam e também sobre os preconceitos diante da sociedade.

6- Avaliação:
- A apresentação do conteúdo será verificada  de acordo com a participação dos alunos durante a explicação da aula e durante a palestra. A atividade atrativa, além de fixar o tema da aula, também servirá para avaliar se os educandos compreenderam as explicações.

7- Bibliografia:
- PASCAL, Boyer. Ceteris Paribus. In: BROCKMAN, J.; MATSON, K. (org.). As coisas são assim: pequeno repertório científico do mundo que nos cerca. São Paulo: Cia. das Letras, 1997, p. 182-189.

8- Material:
- Livros didáticos para pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário