Plano de aula 13
1. Identificação
Instituição:
Turma: 3o. ano E.M.
Professora regente:
Estagiária: Gisele Trevisan
Dia:
Horário:
2. Tema:
- Evolução biológica
3. Conteúdos:
- Divisão da evolução
- Ideias de alguns evolucionistas
4. Objetivos
4.1 Objetivo geral:
- Explicar a evolução e as ideias evolucionistas
4.2 Objetivos específicos:
- Explicar o que é evolução biológica
- Expor as divisões da evolução
- Explorar a teoria evolucionista de Lamarck
- Explicar a teoria evolucionista de Charles Darwin
- Comparar as duas teorias evolucionistas
- Provocar o questionamento dos alunos
- Propor atividade aos educandos: confecção de animais em argila
5. Metodologia de Ensino:
Primeiramente a estagiária fará uma introdução ao conteúdo sobre evolução biológica, explicando as divisões da evolução e exemplificando-as. Em seguida, explicará as teorias evolucionistas de Lamarck e de Darwin, comparando-as exemplificando as diferenças. Depois disso a estagiária abrirá espaço para questionamento dos alunos. Por fim, encaminhará uma atividade aos educandos, na qual eles terão de confeccionar em argila desenhos de animais que sofreram algum tipo de evolução, demonstrando a evolução sofrida pelo animal confeccionado.
6. Avaliação:
- A apreensão do conteúdo será verificada de acordo com a participação dos alunos durante a explicação do conteúdo. A atividade proposta, além de fixar o tema da aula, também servirá para avaliar se os educandos compreenderam as explicações e as diferenças dos animais evolutivos.
7. Bibliografia:
- GOULD, Stephem Jay. Três aspectos da Evolução. In: BROCKMAN, J.; MATSON, K. (org.) As coisas são assim: pequeno repertório científico do mundo que nos cerca. São Paulo: Cia. das Letras, 1997, p. 95 - 100.
- AMABIS, José Mariano. Evolução Biológica. Biologia das Populações. São Paulo: Moderna, 2004. p. 184 - 191.
8. Material:
- Livros didáticos
- Argila para a confecção das esculturas
Nenhum comentário:
Postar um comentário