quarta-feira, 9 de março de 2011

Plano de aula 15 - ORIGEM DA VIDA

Plano de aula 15

1 - Identificação
Instituição:
Turma: 7o. ano
Professora regente:
Estagiária: Gisele Trevisan
Dia:
Horário:

2 - Tema:
- Origem da vida

3 - Conteúdos:
- Comparar explicações científicas dos cientistas sobre a origem da vida
- Comparar ideias e/ou opiniões da religião, filosofia e ciência

4 - Objetivos
4.1 - Objetivo geral:
- Entender as explicações científicas sobre a origem da vida

4.2 Objetivos específicos:
- Comparar explicações científicas sobre a origem da vida
- Analisar as opiniões e contribuições dos cientistas para a origem da vida
- Explicar as experiências feitas por Pasteur e Redi
- Comparar e analisar as opiniões da religião, filosofia e ciência, sobre a origem da vida
- Encaminhar atividade aos educandos, na qual eles deverão fazer uma experiência idêntica à de Redi

5 - Metodologia de Ensino;
Primeiramente a estagiária fará comparações entre as explicações científicas sobre a origem da vida, analisando as opiniões e contribuições dos cientistas. Dando ênfase às experiências feitas por Pasteur e Redi. Em seguida, a estagiária fará comparações entre as opiniões da religião, filosofia e ciência sobre a origem da vida, observando que a ciência tem mais chance de ser correta, pois ela é científica e busca provar suas experiências. Por fim, a estagiária encaminhará a atividade, na qual os educandos deverão se basear na experiência feita por Redi, para daí fazer a sua, sendo que a professora distribuirá um material de apoio com os passos a serem seguidos para a experiência. Os educandos terão de pegar dois vidros vazios, dois pedaços pequenos de carne e uma telinha, sendo colocado em um vidro o pedaço de carne e tampado com a telinha e em outro vidro só o pedaço de carne sem telinha ao ar livre, os alunos deverão observar durante uma semana essa experiência para saber e compreender os resultados.

6 - Avaliação:
- A apreensão do conteúdo será verificada de acordo com a participação dos alunos durante a aula e pelo interesse pela atividade proposta que servirá de base para a apreensão do conteúdo exposto em sala de aula.

7 - Bibliografia:
- SHAPIRO, Robert. De onde viemos? In: BROCKMAN, J.; MATSON, K. (orgs.). As coisas são assim: pequeno repertório científico do mundo que nos cerca. São Paulo: Cia das Letras, 1997. p. 57-63.
- PAULINO, Wilson, Roberto. Origem da vida. Biologia Atual. São Paulo: Editora Ática, 2004. p.38-40.

8 - Anexos:
- Material de apoio para a experiência:
Experimento de Redi
Teorias sobre a origem da vida já eram propostas desde os filósofos gregos.
Dentre elas, duas são bem importantes:
1) A teoria da abiogênese ou geração espontânea;
2) Teoria da Biogênese.
Após uma introdução teórica (ver conteúdos) sobre o assunto, proponha a seus alunos repetir a experiência realizada por Francisco Redi.
Materiais:
- Dois pedaços de carne crua;
- Dois frascos sem tampa (podem ser vidros ou latas);
- Gaze;
- Fita adesiva.
Procedimento:
Coloque um pedaço de carne em cada frasco. Cubra um frasco com gaze e lacre com fita adesiva e deixe um sem lacre. Deixe os dois frascos ao ar livre. Verifique em quais aparecem as larvas. Peça aos alunos que expliquem o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário